domingo, 29 de março de 2009

Utopia.

Lembro-me de ouvir minha avó contar sobre como era a vida na época em que ela era criança. Era tudo tão bonito, o planeta não sofria com aquecimento global, as crianças eram inocentes, os animais eram mais valorizados, enfim. A pobreza existia, mas as pessoas eram caridosas, ajudavam entre si, e o máximo de roubo que ocorria na pequena vila era uma galinha para um jovem magricelo morto de fome;
A velha carrancuda sentava-se em sua cadeira de balanço na pequena varanda de seu antigo domicílio, longe da cidade, da loucura, dos problemas, as sós com os pássaros. E eu, com apenas 5 anos corria atrás da velhota, sentando-me em sua frente, bem quietinha, pronta para ouvir mais uma de suas histórias fantásticas. Nada disso poderia acontecer sem alguma música de fundo, e naquele entardecer, antes de nos prepararmos para viajar nos contos, minha avó colocou uma música do John Lennon em seu toca discos empoeirado, mas que ainda funcionava em plena era de rádio, disckman e logo viria o Mp3. John não era de sua época, o conhecera há pouco tempo e queria apresentar-me mesmo sendo estrangeiro. Estava para nascer um outro gosto musical na pequena netinha.
Na música, Lennon pedia-nos para irmaginar um mundo melhor, e minha avó pedia para que eu fechasse os pequenos olhinhos e me ligasse somente à música, esquecendo de onde estava. Era difícil, eu era só uma criança. Hoje, quando lembro de tudo que aconteceu naquele dia, chego a ficar arrepiada, fecho os olhos como antes e crio mentalmente um filme onde vejo pessoas solidárias, um lugar onde não há guerras, fome ou violência. Até racismo e desigualdade. Eu sei que é utopia, pois quando a música acaba eu volto para o HOJE e vejo que isso não existe como em meu sonho rápido, mas também me lembro que sonhar não custa nada e agora, já se passaram 10 anos desde aquela época onde eu ainda não imaginava que poderia presenciar tudo o que presencio HOJE.

.YOU MAY SAY I'M A DREAMER- John Lennon;

2 comentários:

  1. AAAH *-* cara , amei esse post (L
    assim pude perceber , de coisas que passaram despercebidas em minha vida , e agora lendo o seu post , voltam a ter mais sentido \õ
    muito bom , adorei *------------*
    você me ajuda a abrir os olhos para as coisas mais simples (:
    vlw Lara (:

    ResponderExcluir
  2. Ah que linda Mandy, obrigada '-'.
    Eu tentie escrever 4 textos, lembra que eu até disse que tinha apagado tudo?Nada deu certo, até que me lembrei desse fato, que é REAL e escrevi. Ah obrigada (y).

    ResponderExcluir